Kibe de forno Vegano

por daniellehomem

kibecapaEu gosto muito dessa receita, pois é simples de fazer e bem nutritiva! Eu vejo como um “coringa” naqueles momentos em que não estamos muito dispostos a passar tempo na cozinha =)

Vamos aos ingredientes:

  • 1 Cenoura ralada
  • 1 Cebola picadinha
  • 1 Tomate picado
  • 5 Azeitas picadas (eu misturei verdes e pretas)
  • 1 Copo de cebolinha picada (eu usei também os talos)
  • Algumas folhas de hortelã picadas
  • 1/2 Dente de alho (opcional)
  • 1 Copo de proteína de soja texturizada (carne de soja)
  • 1 Copo de triguilho
  • 1 Colher de sopa de chia hidratada em um pouco de água, para virar uma geléia (substitui o ovo para dar liga)
  • Sal a gosto
  • Molho de soja tipo shoyo (usei um orgânico, sem o terrível glutamato monossódico)
  • Azeite de oliva

kibe1kibe2

Coloque os veggies em uma vasilha grande para facilitar a mistura. A proteína de soja e o triguilho devem ser hidratados para ficarem macios, e perder aquele gosto “amargo” básico de sempre! Eu deixei hidratando por uns 5 minutos e então eu drenei em um pano fino (podes usar peneira ou as mãos).

kibe 3Eu gosto de temperar apenas a proteína de soja com o molho de soja, e em seguida misturar todos os ingredientes com os veggies. Acho interessante provar como está de sal antes de colocar mais sal, só para garantir que não vai ficar muito salgado. Tempere a gosto e misture bem 😀

Essa receita pode ser feita com outros veggies também, como abobrinha ralada, cogumelos, couve-flor, espinafre… é bem versátil =)

Asse em forno médio 180 graus até o kibe ficar mas escuro no topo, mais ou menos uns 40 minutos dependendo do tamanho da forma que escolher usar.

kibe4Hoje eu super estava afim de comer um “veggie burguer” então o kibe substituiu o hambúrguer do sanduíche pra mim  =)
Mas pode ser servido juntamente com os pratos do almoço, com saladas, feijões, arroz, etc.
Estava uma delícia!!

 

 

