A deliciosa Alcachofra

por daniellehomem

alcachofracapaHoje foi a primeira vez que eu fiz alcachofra, normalmente eu comia em restaurantes e sempre achei uma delícia, mas ainda não tinha surgido o interesse em preparar em casa.

Muito fácil porém trabalhoso, mas o resultado compensa o tempo gasto!

Tem grande efeito antioxidante, contendo-os na forma de fito-nutrientes que são os Cynarin e Silymarin que possuem efeitos positivos no fígado. Alcachofras tem a reputação de auxiliar na cura de doenças do fígado!

Estudos mostraram também que auxilia na digestão, reduz os níveis de colesterol (LDL) o que diminui os riscos de doenças coronárias.

Possui propriedades que melhoram a flora intestinal ajudando em irritações, infecções entre outras complicações.

Nutrientes:

Proteína, Vitamina A, C, E, K, Tiamina, Riboflavina, Niacina, B6, Folato, Ácido Pantotênico, Cholina

Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio.

Como que eu fiz?

alcachofra2

Eu segui as instruções básicas:

O talo é comestível, porisso retirei aquela parte fibrosa (igual ao talo de brócoli) e em cada corte esfreguei limão para não oxidar e ficar marrom!
Na pontinha de cada folha pode haver espinhos, então cortei com a tesoura as pontinhas, sempre esfregando limão em tudo para não ficar marrom.

No final, deixei de molho em água com bastante limão.

alcachofra3

Em seguida, cozinhei em água baixa com limão por 35 minutos. Algumas pessoas deixam por mais tempo, mas é bom checar, pois quando a folha sai com facilidade quando puxada é porque está pronto. Pode também temperar essa água com sal, alho, ervas… aí é só usar a criatividade.

Eu gosto de alcachofra bem azedinha 😀

alcachofra4

Depois de cozida, temos que retirar a parte do meio, pois não é comestível. Essa parte na verdade é uma flor, cheia de fibras que grudam na garganta e é facilmente retirada depois que a alcachofra está cozida por estar macia.

alcachofra 5
Ali naquela parte aberta, já sem a flor, muitos colocam molhos, patês para então servir. No meu caso eu usei apenas muito limão, sal e azeite.

O coração da alcachofra pode ser também colocado em conserva com limão e azeite, e refrigerar. Pode então ser usado em saladas, molhos, assados, sanduíches, etc.

Sem tempero nenhum o sabor é adocicado e lembra um pouco a batata doce, mas fica excelente com limão, e tem uma consistência parecida com a do palmito em conserva quando refrigerado.

alcachofra5
Ficou uma delícia! Espero que gostem; e para quem já tem experiência com alcachofras, compartilhe as receitas conosco =)

Anúncios