Strogonoff Exótico Vegano

por daniellehomem

strogonoffvegano  Quando eu era adolescente e resolvi tornar-me vegetariana, o meu pai, que sempre gostava de fazer strogonoff em casa – de carne – fazia para mim um strogonoff de cenoura e vegetais, o qual ele apelidou de “strogonoura”! 😀

Por outro lado, a minha mãe sempre fazia o strogonoff básico vegetariano com o “glúten” ou proteína texturizada e vegetais.

Eu sempre gostei de ambas, e hoje me deu vontade de misturar as 2 receitas, e ao mesmo tempo dar um toque exótico com gengibre, leite de coco e especiarias! Ficou uma delícia!

Vamos fazer?

Ingredientes:

  • Molho vermelho: 2 tomates maduros + 1 pimentão vermelho + 1/2 dente de alho picado + 1/2 cebola picada + 4 colheres de água = batidos no liqüidificador ou processador;
  • 1 cenoura pequena + 1 beterraba pequena = cozidas no vapor ou com água – ao dente!
  • 200 ml de chá de gengibre;
  • 120 ml de leite de coco;
  • 1/2 colher de chá de cravo (opcional);
  • 1 folha de louro;
  • 1/2 copo de castanhas de caju – cruas e sem sal;
  • 1/2 cebola fatiada;
  • 1/2 dente de alho fatiado;
  • Cebolinha e salsinha a gosto;
  • 1 copo de proteína de soja texturizada hidratadas em água para tirar o gosto amargo – eu usei os 2 tipos, as “bolotas” e as granuladas =)
  • Sal a gosto
  • SEM ÓLEO!!!
  • Essa receita rende aproximadamente 3 porções!

strogonofingredientes

Para “montar” o Strogonoff na panela 😀 vamos dividir o processo em 4 etapas bem simples:

strogosteps1Note que para refogar a cebola e o alho, foi usado apenas o chá de gengibre! Se quiser mais picante podes acrescentar mais fatias do gengibre usado para fazer o chá juntamente com o refogado. Cada etapa é bem curta para não cozinhar em excesso os ingredientes e assim acabar “matando” todo o sabor e as vitaminas.

Ao final dos 10 minutos da última etapa, desligue o fogo e acrescente a cebolinha e a salsinha e misture. =)

strogocheiver

O resultado ficou uma delícia! Acho que da próxima vez vou arriscar acrescentar na etapa 4 algumas folhas de espinafre e cogumelos. Acredito que também pode ser adicionado alguns cubos  de berinjela (deixadas de molho em salmoura por 20 minutos) 😀

strogopratoSirva com arroz e saladas =)  e bom apetite!

strogoclose

 

