O Delicioso e saudável “Baek Kimchi” – Kimchi Branco

por daniellehomem

Imagem

A primeira vez que eu comi Kimchi foi dentro do avião, quando ainda trabalhava de comissária de bordo. Estávamos indo para a Coréia do Sul. O menu do vôo era todo coreano, incluindo o Kimchi! Descobri que o Kimchi é consumido em pequenas porções em praticamente todas as refeições na Coréia: com o Bibimbap, com arroz, com sopa, com sushi, no café da manhã, no almoço…  e é delicioso.

E existem várias receitas de Kimchi!  E basicamente existem 2 tipos diferentes: O Kimchi vermelho – apimentado com a pimenta vermelha em pó e a pimenta dedo de moça –  e o Kimchi Branco – menos apimentado, ou sem pimenta nenhuma.

Em ambos os casos o que me atraiu foi o fato de ser muito saudável, pela existências das Bactérias do Ácido Lático (probióticos), chamadas “Lactobacillus kimchii”, e esses são os benefícios para a nossa saúde:

  • Auxilia na Digestão (para quem come carne, é uma grande ajuda para a digestão e a carne não fica parada no intestino);
  • Auxilia na quebra e absorção de nutrientes difíceis de serem digeridos (como no caso de alimentos que contém glúten);
  • Auxilia no tratamento contra a inflamação da Bexiga;
  • Auxilia o corpo a eliminar pesticidas presentes em alimentos consumidos e toxinas;
  • Aumenta a Flora Intestinal: um excelente remédio para matar os causadores da diarréia e problemas intestinais;
  • Auxilia no tratamento contra o Autismo, Diabetes e Acne;
  • Auxilia no tratamento contra câncer de bexiga, infecções pós-operatórias e intolerância à lactose, entre outros.

E Além disso, contém:

  • Vitamina A, Vitamina B1, B2,  Vitamina C
  • Cálcio, Fósforo
  • Proteína, Niacina
  • Lipídios
  • Baixo em calorias

O kimchi é semelhante ao famoso “Chucrute” Alemão (Sauerkraut), também fermentado porém apenas com água e sal. No caso do Kimchi o sabor é rico e complementa muito bem aquele prato principal. E você pode fazer em casa, e ter um suplemento probiótico para toda a família, e aquele socorro para a emergência de intoxicação alimentar.

Vamos fazer?

Ingredientes do Kimchi Branco – Baek Kimchi

Imagem

Os rabanetes podem ser substituídos pelo nabo. Eu particularmente prefiro com o nabo, porém às vezes faço com rabanete quando não acho nabo pra comprar no mercado! –>  como foi o caso desse kimchi aqui  😀

Corte a metade da adelga em 4 partes, sem cortar a base para não separar as folhas! Lave em água corrente, e coloque num refratário de vidro, para então salpicar o sal marinho.

Os outros vegetais (com excessão da maçã, pêra e parte do gengibre picado) lave-os e corte-os no comprimento em pedaços não muito finos e coloque-os juntos em outro refratário ou bacia e reserve.

Imagem

Salpique o sal marinho entre as folhas da acelga, aproximadamente 2 colheres de sal, e deixe descansar por 30 minutos (pode deixar até 2 horas no máximo), para soltar água.

Enquanto isso prepare os outros ingredientes:

Imagem

Bata no processador ou no liqüidificador as frutas descascadas juntamente com um pouco do gengibre picado, se quiser pode colocar alguns dentes de alho. Em seguida coe o suco e misture com um pouco de água. Essa mistura deve ser colocada sobre os vegetais que estão descansando.

Após o tempo de descanso, transfira a acelga e os vegetais para um recipiente esterilizado de vidro, com tampa (eu coloco os veggies entre as folhas da acelga! Não esqueça de colocar aqui também os líquidos que saíram dos vegetais. 😀

Cubra com o líquido todos os vegetais que estão no recipiente, para que todos fermentem de forma homogênea.

Imagem

 

De 1 à 3 dias deixe que o Kimchi fermente fora da geladeira. Se não quiser aquele cheiro forte de alho dentro da cozinha, coloque os recipientes fechados dentro de um saco plástico e então cubra com um pano, para ficar escuro. Após esse período leve os recipientes para a geladeira. Eu recomendo esperar 1 semana para abrir e consumir, mas isso é opcional.

Para incrementar o sabor do kimchi na hora de servir, pode temperar com pimentão picadinho ou em pó, com azeite de Gergelim, com wakami picado… aí é só usar a criatividade, eu como com saladas 😀

Anúncios