Como transformar um pão duro no delicioso “STUFFING”!

por daniellehomem

Imagem

Em um dos restaurantes que eu trabalhei na Irlanda, tínhamos que fazer “Stuffing” toda semana pois era consumido com frequência em sanduíches e para complementar as saladas. E era feito basicamente com aquele pão que tinha ficado duro.

O “Stuffing” na realidade significa “recheio”. Mas muitas vezes não é usado como recheio mas como prato principal! Esse prato feito como assado é muito popular em feriados de final de ano, e é servido com frutas secas e frescas, juntamente com os outros pratos.

Pode ser usado apenas granulado – para complementar saladas, rechear tortas, etc.,  ou assado –  compactado para poder fatiar. E é esse segundo modo que eu vou mostrar aqui, porém com algumas alterações na receita, pois a receita original é feita com uma quantidade grande de manteiga e pimenta, e então eu adaptei para ficar light, saudável e delicioso!

Vamos lá  =)

Imagem

Corte o pão que ficou duro em pedaços e bata no processador até ficar todo granulado como uma farofa. Eu usei 1 pão integral pequeno, exatamente do tamanho de uma forma de pão básica.

O ideal é não deixar virar pó, no caso, o bom é usar o pão que ficou duro mas que não esteja despedaçando, como aquele pão francês de padaria que esfarela depois de duro. O bom é usar o pão caseiro que endureceu, mas que ainda dá para fatiar.

Depois de batido eu misturei alguns ingredientes ali no processador:

Imagem

No caso da sobra do suco verde, pode ser usado folhas de espinafre e escarola picadas e colocar no processador.

  • Para quem gosta de frutas secas junto com a comida salgada, elas complementam o sabor do “stuffing” e é só adicionar um pouco dessas frutas secas depois de ter triturado os outros ingredientes no processador.
  • A cebola picada é essencial para esta receita! O azeite também! Não podem faltar!
  • As ervas também são muito importantes, e pode ser usada qualquer uma.
  • Os outros ingredientes podem variar de acordo com a vontade =)

Depois de tudo batido ficou bem fácil para colocar em uma forma e assar:

Imagem

  • Após triturar os ingredientes junto com o pão no processador, na verdade o “Stuffing” já pode ser utilizado. Podes misturar com a salada, na sopa, que já está bom 😀

Antes de colocar a mistura triturada na forma com o papel alumínio, pincele um pouco de azeite no papel alumínio para ficar fácil de retirar o assado sem quebrar. Pré-aqueça o forno. Asse por 30 – 40 minutos à 180 graus.


 

Enquanto isso, essa foi a salada que eu fiz para acompanhar:

Imagem

Salada crua com abacate fica deliciosa, sustenta e complementa qualquer tipo de prato!

Depois de tudo pronto a mesa ficou assim: simples e delicioso!

Imagem

 Bom apetite!

Anúncios