Vamos fazer Sushi?

por daniellehomem

Imagem

Para quem gosta de Comida Japonesa, o sushi é o coringa! Vai bem com vários acompanhamentos e recheios ou coberturas variadas, e deixa qualquer mesa bonita! Pode ser servido com o molho de soja – shoio – gengibre em conserva e wasabi.

Existem vários tipos de sushi, e esse que vou mostrar aqui é o Sushi Maki. Que consiste na alga – Nori – envolvendo o arroz juntamente com o recheio de sua preferência. Aqui o recheio é 100% veggie =)

Primeiro precisa ser feito o arroz de sushi, que consiste em cozinhar o arroz japonês sem óleo e com pouco sal (ou sem), com medidas iguais de arroz e água. Quando o arroz estiver macio (não mole) acrescente o vinagre de arroz e mecha suavemente o arroz para não emplastar. E deixe esfriar – ou abane com um leque até ficar frio.

obs.: neste aqui eu não usei o vinagre de arroz, mas usei 1 gota de azeite e cozinhei com alho – nem todos usam esse ingrediente. E algumas pessoas cozinham o arroz com uma alga chamada Kombu. Depois de cozido o Kombu é retirado, pois o que interessa é apenas o sabor misterioso que ele dá no arroz.  =)

Vamos lá!  😀

Imagem

Os acessórios são encontrados facilmente nos mercados na sessão japonesa ou em lojas especializadas.

Eu usei esses ingredientes para o recheio mas podes usar também: pepino, cenoura, abobrinha, alface, vagem, nabo, abacaxi, tomate seco, morango, pêssego, etc. todos cortados no comprimento para facilitar na hora de enrolar e cortar o sushi.

Imagem

Para o arroz não ficar grudando na mão, constantemente use a água para “untar” as mãos! Assim nada vai grudar e ficar aquela bagunça! Procure não deixar a alga molhada; não use a força pois a alga é bem crocante e frágil e pode quebrar!

Muitas pessoas usam muito mais arroz, mas aí é com você!

Imagem

Neste caso, eu usei bastante recheio, então depois de enrolado e cortado o sushi ficará “grande”. Podes usar mais arroz e menos recheio, podes usar 1, 2, 3 ou mais ingredientes como recheio! Sem problemas 🙂

Imagem

No início use os dedos para segurar o recheio, e devagar dê a primeira volta e segure. Não pressione ao enrolar para não esmagar o sushi e para não marcar ou rasgar a alga! Enrole com 1 mão e segure a esteira para a frente com a outra mão, fica bem fácil assim!

Imagem

A alga fica toda mastigada e rasgada se a faca não for molhada um pouco, antes de cortar. Movimente somente a faca, e apenas segure o sushi! Limpe a faca e molhe novamente para cortar a próxima fatia!

Imagem

Note que a alga não ficou marcada pelo bambu, e o sushi ficou bem compacto, sem espaços entre os recheios, isso é importante para não despedaçar tudo na hora de comer com o Hashi – palitinhos.

Imagem

ITADAKIMASU! 

Estava uma delícia!  =)

Anúncios