Receita do Iogurte de Soja feito com Probióticos!

por daniellehomem

Imagem

Ingredientes:

  • 1 copo de grãos de soja – orgânico.
  • 2 col de sopa de açúcar mascavo.
  • 1 coador não metálico.
  • Probióticos – pode ser 1/4 de colher de chá OU 1 cápsula, daqueles probióticos que deixamos dentro da geladeira, eu comprei o meu em uma daquelas farmácias de produtos naturais.
  • 1 colher de pau, cerâmica ou vidro.
  • 1 panela de cerâmica ou de vidro.

 NÃO USE NADA DE METAL, POIS OS PROBIÓTICOS MORREM EM CONTATO COM O METAL.

Passos:

  1.  SOJA ->  deixe de molho em água durante a noite.
  2. No dia seguinte, enxágüe bem e bata no liqüidificador com 3x de água (se deu 1 copo, serão 3 de água).
  3. Coe com coador de pano, de queijo, ou o que for mais prático (não metálico) para separar os resíduos.
  4. Esquente (NÃO FERVA) o leite na panela de cerâmica ou vidro até ficar morno, pois se estiver muito quente os probióticos morrem.
  5. Adicione o açúcar mascavo, misture bem  com a colher não metálica até dissolver.
  6. Acrescente os probióticos, se usar a cápsula é só abrir-la para então adicionar o conteúdo no leite. Misture delicadamente.
  7. Sele bem a panela: pode ser com papel filme e depois usar a tampa, e então cobrir com um pano para proteger bem. No meu caso eu não usei a tampa e sim apenas o papel filme, e depois cobri com um guardanapo para ficar bem escuro.
  8. Deixe em um lugar seco e protegido do frio – eu coloquei o meu dentro do forno.
  9. Aguarde 24 hrs.
  10. No dia seguinte o iogurte estará pronto. Não fica tão espesso como o iogurte feito com leite de vaca, mas fica bem gostoso.

Observações:

  • Já cometi o erro de usar a colher de metal para mexer e o iogurte e no dia seguinte não tinha iogurte nenhum, apenas o leite;
  • Já tentei fazer com o mel ao invés de usar o açúcar mascavo e ficou horroroso, com um gosto amargo e terrível;
  • Esse iogurte pode ser feito com qualquer outro leite vegetal, ou até mesmo com a mistura de vários leites vegetais;
  • Lembre-se que os probióticos se alimentam do açúcar porisso adocei o leite antes de acrescentar os nossos amiguinhos;
  • Se quiser deixar o iogurte mais grosso, antes de esquentar o leite acrescente 1 ou 2 colheres de “agar agar” (vende nos mercados em pacotinhos, a gelatina feita de alga), e então esquente o leite, e siga os outros procedimentos listados acima. OU se preferir não usar o “agar agar” pode fazer o iogurte e depois que estiver pronto, acrescente a CHIA, e então o iogurte em poucos minutos ficará mais espesso =)
  • Para quem tiver curiosidade: Eu misturei o meu com uvas passas, amêndoas, sementes de girassol, aveia, sementes de linhaça e coloquei 1 pacotinho de “wheatgrass” – aquela grama do trigo – e bati tudo no liqüidificador! Ficou delicioso! Vou experimentar colocar na minha vitamina verde da próxima vez,  para ver como que fica  😀

Quem disse que os 100% vegetarianos não tomam iogurte?  

