Eu amo SOPA!

por daniellehomem

Imagem

 

Com uma sopa bem feita, até quem não gosta começa a gostar!

Rica em nutrientes, cores e sabores, a sopa proporciona o consumo de vegetais e legumes, e também é excelente para esquentar o corpo quando está frio!

NÃO SÃO FEITAS COM ÓLEO! Gente, não precisa fritar nada! Faz mal, estraga e impermeabiliza os ingredientes da sopa dificultando a absorção de nutrientes e o óleo quente satura, ou seja, torna-se uma gordura saturada que vai direto para o teu sangue entupir os teus delicados vasos sangüíneos.

Eu recomendo o uso do liquidificador de mão, por ser mais prático, podendo bater a sopa na panela — sem ter aquele trabalho todo de ficar retirando e colocando da panela — mas nada impede de usar o convencional ou mesmo o processador.

Aqui estão algumas receitas de sopas que eu gosto muito, e foram aprovadas aqui em casa 😀

1) Sopa básica de legumes (essa eu aprendi em um dos restaurantes que eu trabalhei na Irlanda):

-> Textura média.

  •  3 batatas descascadas – 1 pimentão verde – 2 tomates – 1 cebola grande – 4 dentes de alho – 1 cenoura – 1 abobrinha – salsinha e cebolinha – sal a gosto. ** Pique todos os ingredientes e cozinhe com água o suficiente para cobri-los um pouco – com excessão das ervas (sem óleo). Quando estiverem ao dente, deslique o fogo e acrescente as ervas, e bata no processador ou com o liqüidificador . Servir. –> se quiser deixá-la um pouco picante, acrescente 1 pedacinho (1/2 colher de chá) de gengibre para cozinhar!

2) Sopa de Lentilha (essa eu faço sempre em casa):

-> Textura média.

  • 1 copo de lentilhas – 1 folha de louro – 1 cenoura grande picada – 1 tomate – 1 cebola picada – 3 dentes de alho picados – cebolinha – sal a gosto. ** Cozinhe todos os ingredientes (com excessão do tomate e da cebolinha) com um pouco de água (sem óleo) até ficarem macios. Acrescente então o tomate picado, e bata tudo no processador ou com aquele liqüidificador de mão. Acrescente a cebolinha para decorar, e se quiser umas gotinhas de limão complementam o sabor da lentilha. Servir com uma fatia de pão.

3) Sopa de Tomate ( eu amo sopa de tomate):

-> Textura média.

  • 2 cenouras – 6 tomates maduros – um punhado de tomates cereja – 1 salsão – 2 dentes de alho – 2 cebolas – manjericão – sal a gosto. ** Cozinhar as cenouras, o salsão, o alho, a cebola picados até ficarem ao dente, com água (apenas o suficiente para cozinhar). Acrescente então os tomates picados e o sal e cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos. Desligue. Bata tudo no processador ou com o liqüidificador de mão, e acrescente o manjericão picado. Sirva com pão.

4) Sopa de Abóbora (para quem gosta daquele sabor agridoce como eu):

-> Textura média-grossa.

  • 1 abóbora – 1 cebola grande – 4 dentes de alho – 1 copo de cogumelos frescos – cebolinha, tomilho  e sal a gosto. ** Toste no forno a abóbora fatiada (com a casca e sem sementes) até ficar macia. Em seguida, raspe a carne da abóbora com uma colher e coloque na panela com os outros ingredientes picados, acrescente um pouco de água e cozinhe por 10 minutos. Desligue. Bata tudo no processador ou no liqüidificador de mão, e sirva.

5) Sopa de Batata com alho-poró (sopa super básica e popular na Irlanda):

-> Textura grossa.

  • 4 copos de batata picada – 4 copos de alho-poró picado – 2 dentes de alho – 6 copos de água – sal a gosto. ** Cozinhe todos os ingredientes até ficarem ao dente. Bata em seguida no processador ou com o liqüidificador de mão. Sirva.

6) Sopa Tom Yum Vegetariana (Sopa típica Tailandesa, exótica e bem gostosa):

-> Líquida com pedaços de veggies flutuando.

  • 3 folhas de capim cidreira picadas em pedaços médios – 2 col galangal picado (da família do gengibre) –  1 cebola fatiada – 2 cebolinhas picadas – 1 cenoura fatiada em rodelas – 1 copo de cogumelos frescos fatiados – 4 tomates cereja fatiados – 1 abobrinha fatiada – 1 cabeça de bok choy (couve china)  fatiada em pedaços grandes – sal a gosto – leite de coco. ** Cozinhe em água a erva cidreira e o galangal até ferver. Em seguida adicione o restante dos ingredientes (com excessão do leite de coco) até ficarem ao dente. Deslique. Adicione o leite de coco. Misture. Decore com ervas e sirva!

7) Sopa de Misô (versão pessoal):

-> Líquida com veggies flutuando.

  • 1/2 copo de misô (eu procuro comprar o misô puro, pois muitos possuem peixe esmagado na massa; e eu gosto de misturar 2 tipos de misô, o mais claro e o mais escuro) – cebolinha picada a gosto – tofu picado a gosto – wakame desidratado – 2 cogumelos frescos picados (opcional) – 1/2 cenoura ralada ultra fina. **  Leve ao fogo com 4 copos de água os cogumelos e a cenoura até a água ficar bem quente. Enquanto isso, dilua as 2 colheres de misô em um pouco de água em separado, para não empelotar depois. Abaixe o fogo e acrescente o misô. Misture rapidamente e desligue o fogo. Mexa bastante até o misô se misturar bem com a água. Para servir, adicione o tofu picado, wakame e a cebolinha.  PS.: Algumas pessoas gostam de preparar mochi, e servir junto com o misô (dentro do pote de sopa). Fica bem interessante. E outros, gostam de misturar aquele macarrão de arroz (bem fininho) para incrementar  😀

Espero que gostem das sopas, são bem versáteis e pode misturar outras ervas e ingredientes para incrementar o sabor!

 

Imagem por “Samantha Thayer

Anúncios