Receita: Leite Vegetal!

por daniellehomem

Imagem

Oi gente! 🙂

Como eu disse no meu primeiro “post” há anos que eu não uso o leite da vaca, mas eu faço o meu leite vegetal em casa!

Antigamente eu costumava comprar esses leites no mercado: leite de amêndoas, aveia, arroz, coco… mas eu comecei a sentir um sabor muito artificial e cheio de outras químicas (mesmo vendo que nos ingredientes da embalagem eles dizem que não) e minha consciência pesou muito. Então decidi de uma vez por todas fazer o meu próprio leite! E é tão fácil e gostoso que já se tornou um hábito!

Temos diversos ingredientes que podem ser usados como base para o leite, alguns dos que eu mais gosto são:

  • Amêndoas (crua, sem ser torrada ou salgada)
  • Sementes de Girassol (descascadas e cruas)
  • Aveia (o grão ou em flocos)
  • Coco (pode usar a carne do coco fresco ou o coco ralado)
  • Arroz (arroz cru)
  • Ou fazer um mix dos ingredientes acima

–> Deixe de molho durante a noite 1 copo de um dos ingredientes acima (se a aveia for em flocos não precisa). No dia seguinte estarão macios e prontos para serem usados.

–> Bata no liqüidificador com 3 copos de água.

obs: quando eu esqueço de deixar de molho durante a noite, eu uso sem ter deixado de molho mesmo, neste caso é preciso bater por mais tempo no liqüidificador, com excessão do arroz!

Opções:

  • Usar do jeito que está;
  • Acrescentar 1 ou 2 tâmaras, ameixas secas ou uvas passas;
  • Acrescentar 1 gota de azeite de oliva e 1 pitada minúscula de sal;
  • Bater com 1 banana;
  • Usar em vitaminas de frutas;
  • Acrescentar 2 colheres de mel ou alfarroba;
  • Acrescentar uma pitada de canela.

Aí é com você! Use a criatividade!  😀

Eu uso de várias formas, uso muito o leite de coco puro para temperar o arroz, fica delicioso!

Uso o leite de amêndoas ou se sementes de girassol para fazer mingau de aveia ou vitaminas.

Tenho usado para a minha primeira refeição de manhã o suco verde, e acrescento as sementes de girassol… fica muito bom e com o sabor bem suave!

Raramente uso o leite de arroz, mas assim como o leite de amêndoas, tem o sabor mais suave e fica bom para comer com granola e cereais.

Já usei em bolos ( o último foi o bolo de fubá com leite de coco, sem ovos e com açúcar mascavo e erva-doce) e fica muito bom!

Fiz o teste de tomar o leite vegetal com cevada (substituto adventista para o café) e não ficou ruim não! Ficou interessante!

Batendo o coco junto com as amêndoas  e pouca água, pode em seguida ser temperado com sal e ervas e usar como ricota!

–> Note que o leite vegetal não “copia” de maneira nenhuma o sabor do leite da vaca, é bem diferente! Então é preciso estar preparado para um OUTRO SABOR! No meu caso hoje, eu acho o sabor do leite da vaca muito engordurado e não me atrai, mas embrulha o meu estômago; mas isso é porque já faz tempo que eu não tenho consumido.

O leite vegetal é rico em cálcio, proteínas, aminoácidos, ferro, magnésio, zinco, manganês, vitamina A, B6, E,  Ômega 3, entre outros, então na verdade ninguém fica doente ou fraco se deixar de usar o leite da dona vaca e substituir pelo leite das sementes e castanhas.

Faça a experiência e me diga depois se gostou!

Espero que gostem! 😀 

 

Imagem por “jacqueline

