Paladar Corrompido: como melhorar!

por daniellehomem

Imagem

Quando somos bebês, o único sabor que conhecemos é o do leite materno o qual reflete o sabor dos alimentos consumidos pela mãe, e logicamente o corpo produz o leite com a melhor parte dos ingredientes o que leva a produzir o famoso sabor UMAMI, que é um sabor completo e atraente para o paladar do infante.

Porém, quando o bebê começa a desmamar, aí está o “pulo do gato“! O bebê não conhece o sabor de nada ainda! Essa é a chance de tomar a decisão correta e apresentar alimentos saudáveis para a criança, que irá acostumar-se com os sabores naturais dos alimentos. Mas: sabemos que em muitos lares não é “exatamente” isso que acontece, porque na verdade ninguém pára e pensa nas consequências, pois esse tipo de informação ou consciência não é compartilhado a todos.

Então vemos a realidade triste e cruel: a pessoa é inundada com alimentos açucarados, engordurados, chocolate, bolachas, balas, doces, bolos, frituras, carnes, molhos salgados demais, ou comida apimentada, salgadinhos, massa folhada, geléias, queijos fortes, enfim… deu pra sentir né?

Quando a pessoa vive anos e anos fazendo o uso de alimentos industrializados cheios de conservantes, cheios de açúcar e sabores artificiais, sem contar os alimentos mal preparados citados acima, o paladar fica viciado em sabores muito fortes o que, como consequência, afeta também o sistema nervoso.

Algumas pessoas quando estão ansiosas comem demais, precisam de chocolate todos os dias… ou precisam comer uma pizza inteira… ou quando a pessoa está muito feliz até perde o apetite… já aconteceu com você? Hoje em dia quando acontece esse tipo de coisa comigo vou correndo pegar um copo d’água 😀 -> Isso é o sistema nervoso! A pessoa precisa estar sentindo algum sabor para amenizar o que está sentindo no momento. Então sabemos que o paladar, como uma das partes sensoriais do nosso corpo está conectado com o sistema nervoso.

Então muitas vezes, as pessoas passam a não gostar de usar os alimentos mais saudáveis pois precisam de sabores muito fortes para saciar a vontade ( e não a fome né?!). Vemos muitos indivíduos com diabetes, problemas cardíacos, depressão, descontrolados, violentos, sem domínio próprio, obesos, com problemas de pele, problemas de hormónios, problemas de tireóide por causa da má alimentação.

Mas, como então melhorar esse quadro, como reverter o paladar natural?

Eu tenho uma palavra como resposta: DETOX! 

A desintoxicação elimina aquele lixo acumulado dentro do nosso organismo, limpa o fígado, melhora o metabolismo e a digestão, melhora a aparência da pele, fortalece o sistema imunológico, aumenta o PH do sangue… uma faxina interna. Imagem

Entre muitos outros claro, essa é apenas uma amostra. Com o passar do tempo, o paladar vai mudando, melhorando até que aqueles alimentos que detestávamos, passamos a amá-los. Eu sou um grande exemplo disso, pois eu insisti em melhorar realmente o meu estilo de vida.

Pode-se também fazer substituições, por exemplo, 3x na semana! Ao invés de comer algo frito, coma grelhado ou cozido no vapor (fica uma delícia e não perde o sabor). Ao invés de comer na hora da ansiedade, beba um copo de água que ajuda. Quando sentir a necessidade de uma sobremesa após o almoço, coma algumas amêndoas que satisfaz o desejo de comer algo doce.

Passando a fazer o uso desses alimentos em seu estado natural, ou como sucos, e adicionando à sopas e saladas, a cada dia vai ficando mais agradável consumi-los.

Ter preguiça nessa hora não vai pagar o preço do remédio na farmácia ou na estética depois. Faça o teste e veja como sua vida vai ficar mais saborosa 🙂

 

Imagem por “Alvaro Tapia“.

Anúncios