Receita: Risotto Tailandês

por daniellehomem

Imagem

A comida Tailandesa é rica em vegetais, ervas e sabores bem característicos. Um desses sabores é o do leite de coco. Eles o adicionam em sopas, molhos, ensopados, e em diversos tipos de pratos. Cada prato fica muito diferente pois além do leite de coco, eles adicionam a cada prato uma erva diferente, como erva cidreira, salsinha, cebolinha, muito coentro e também o gengibre… e fica fantástico na minha opinião, o que faz as pessoas sentirem menos necessidade de adicionar o “sal“.

Esses dias eu fiz o glútem aqui em casa, e para temperar o glúten eu usei:

  • Açafrão (cúrcuma)
  • Cebola
  • Pimentão verde
  • Alho
  • Cebolinha
  • Lentilha (a lentilha verde comum)
  • Sal
  • 1 gota de azeite

Note que esses ingredientes eu coloquei “por rumo”, ou à gosto para pegar um sabor bem gostoso no glútem, então recomendo (provar o caldo e temperar conforme o desejado – cuidado com o sal!!!)

Após ter cozido o glútem  em água com todos esses ingredientes, eu retirei o glúten e acrescentei o arroz cru. E também acrescentei o leite de coco.

Ficou mais ou menos assim:

Imagem

 

Em seguida eu mexi bastante, pois com o leite de coco o molho ficou mais espesso e então lembrei que é assim que se faz um risotto. Tem que mexer bastante até o arroz ficar cozido e até a maioria da água secar.

O resultado ficou delicioso (foto acima), um arroz levemente cremoso, com um gostinho tailandês, acompanhando o glútem e salada de folhas! ❤

ps.: Sobrou um pouco do arroz e então como estava cremoso, o arroz ficou meio emplastado após algumas horas na geladeira. Então eu untei uma forma, pequei esse arroz emplastado (frio mesmo) e fiz várias bolinhas com esse arroz — NÃO acrescentei OVO — e assei à 180 graus até dourar. Ficaram parecendo bolinhos de chuva, e deliciosos.

